Pesquisa

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Coinscidências ou Destino ?

"Não se luta contra o destino; o melhor é deixar que nos pegue pelos cabelos e nos arraste até onde queira alçar-nos ou despenhar-nos. "

Machado de Assis




Caramba, acabei de ler meu e-mail de despedida, na qual, eu escrevi no meu último dia como funcionário da Nestlé do Brasil em Junho de 2008.
Sem querer eu o achei mexendo no meu histórico de e-mails.
A Nestlé foi uma escola de aprendizagem para mim. Confesso que tive mais momentos ruins do que bons, mas os momentos bons eu jamais esquecerei.
Tive a oportunidade de conviver com grandes pessoas. Aprendi a lidar com muitas, a compreender outras, a respeitar e até a ignorar.
Talvez se eu não fosse tão "louco e sonhador" eu teria seguido uma carreira coorporativa nesta empresa, mas não sei, acho que estou cumprindo meu destino.
Olha o trecho do meu email: "Assim, movido pela inspiração, fica a essência do menino. Feito de estribilhos e matizes de sonhos, loucura essencial, liberdade, alegria, amizade, brilho no olhar e o amor por este chão chamado Brasil."

Cara, hoje sou empreendedor e minha empresa chama-se Isto é Brasil. Loucura néh ???

Outra fato interessante. Perguntavam-me aos meus 10 anos de idade o que eu queria ser quando eu crescesse. Eu respondia: - Ministro da Fazenda !
Em 2008 conheço uma ala de militantes e políticos e começo uma trajetória política...

Quando eu tinha 7 anos de idade, meu pai comprou a fantasia do "super homem" para mim e eu me vesti, subi na janela e disse a minhã mãe: - Mãe, vou voar e já volto !!
Bom, nunca voei de verdade, mas a cada livro que eu leio eu vôo. Não consigo explicar isso. Tenho um livro de história com o Mapa Mundi e quase sempre antes de eu dormir, eu abro e vôo na imaginação naquele país.

Ah, com 11 anos de idade eu ganhei um prêmio com a Poesia "O serafim" na Escola Estadual Profº Luiz Gonzaga Righini,e quando eu disparei este e-mail de despedida, chegou uma resposta de uma colega de trabalho dizendo o seguinte:
- " Acho que vc está na área errada, há um poeta escondido aí!!!!! Rs " (Alessandra Mitsueda)

Pra fechar, em 2007 comecei a escrever os meus pensamentos e o meu dia a dia em um diário, e um dia eu imaginava que podia publicá-los em algum lugar . Em 2008 uma história minha foi lida na Rádio Transamérica pelo Luciano Pires, um dos maiores palestrantes, escritores e radialistas do Brasil. E hoje tenho este blog para soprar ao vento !!

Sei lá ! Só sei de uma coisa...Você planta o que você colhe. E na minha vida eu tenho procurado plantar o bem !! E o bem tem vindo sempre pra mim !!

domingo, 25 de outubro de 2009

Correndo ...

"Quanto mais alto voamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."
Friederich Nietzche


Estive hoje na Comunidade Protestante, na qual, minha irmã é membro e ali o líder falou às pessoas sobre o correr e o voar.
Todos os seres humanos correm mas são poucos os que alcançam seus sonhos, alvos e objetivos.
Quantas pessoas trabalham 14 horas por dia ? Quantas pessoas perdem suas noites de sono ? Quantas pessoas adoecem correndo pela vida e não chegam aonde desejam chegar ?
Quantas pessoas param no meio do caminho se entregando a vida ?
Se entregar é mais fácil do que tentar, aliás se conformar é a morfina para muitas pessoas...

O segredo não é correr ligeiramente, mas sim saber correr, descansar e desfrutar ...
Mas correr apenas não basta, você tem que voar...Voar e olhar de cima o mundo, as pessoas e a vida como a águia.
O mundo é perfeito e foi feito para nós o conquistarmos. Conquistar esse mundo ...
Você só o conquista com coragem, garra, determinação e força de vontade. Como diz o poeta, pedras no caminho encontrarão um monte, mas vou guardar todas elas para fazer um castelo...

Coragem !!! Vai pra cima com vontade...Derruba os gigantes da vida...A vida só é vencida pela insistência, insistindo muito !!!

Escutando ali os ensinamentos, olhei para trás da minha vida e lembrei do menino Maurílio.

Comecei a trabalhar com 14 anos de idade em um órgão público federal.
Foi a partir daí que comecei a correr pela vida...Já fiz e vivi muitas coisas nela...Me arranhei com algumas, me decepcionei com muitas, já chorei, mas nunca deixei que isso ofuscasse meus sonhos...
Depois de 10 anos eu comecei a voar e estou voando nas alturas do céu agora...

Nunca escutei as pessoas que me disseram que sonhos são bobagens. Nunca diga isso a uma criança é a pior coisa do mundo !

Na minha colação de graú da minha formatura da Universidade, meu pai emocionado me disse as seguintes palavras: - Filho, hoje você realizou o maior sonho da minha vida ! Eu estou vendo o meu filho formado na Universidade ! Agora você tem duas escolhas: Ou você passa despercebido como mais um qualquer neste mundo ou você escreve uma grande história ... Agora já posso morrer ...

Foi uma confissão e palavras emocionantes, marejei pra caramba...Não foi fácil escutar isso !!

Meu pai foi um menino pobre que chegou de Goiás em São Paulo há 57 anos atrás e correu por esta vida , mas alcançou seus objetivos e hoje desfruta desse sonho. Ele é o meu espelho !!!

Enfim, voar, voar e subir ...

Temos tudo para conquistar o mundo. Tudo depende de você !!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

E o tempo levou...

"Só existem dois dias do ano em que nada pode ser feito, o dia de ontem e o dia de amanhã.
Portanto hoje é o dia certo.
Sonhe, acredite e principalmente FAÇA."
Dalai Lama


Voltando hoje do trabalho para casa, fiquei olhando as pessoas nas ruas e o luar umedecido pela chuva e fiquei pensando no tempo.
O tempo é a coisa mais preciosa do mundo que os homens têem. Ele não volta para trás para você realizar ou concertar aquilo que não fez ontem.
Deixamos de falar muitas coisas, de viver muitos momentos por medo, vergonha ou pela suposta razão.
Afinal, o que queremos nesta Terra ou o que buscamos ? Felicidade !
Sim, o que todos desejam é amar e serem amados.

Nunca vi no mundo uma pessoa sendo feliz sozinha. Dalai Lama diz que o ser humano ainda não percebeu que o segredo da felicidade está quando você faz algo com outra pessoa ou algo para outra pessoa.

Não deixe o tempo passar sem fazer aquilo que o seu coração está pedindo. Faça. É a melhor forma de saber se você está certo ou não ou se será Feliz...Porque se não tentar, o tempo não vai te devolver..

Parte da canção abaixo retrata quando a história passa e deixamos de viver aquele momento, e assim ela nos levou ...

"Amor eu gosto tanto, eu amo, amo tanto o seu olhar

Andei por esse mundo louco, doido, solto com sede de amar
Igual a um beija-flor, que beija-flor,
De flor em flor eu quis beijar
Por isso não demora que a história passa e pode me levar"

domingo, 18 de outubro de 2009

O lado de dentro

"Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro."
Leonardo Da Vinci


Ontem fui assistir o Show do Paulinho da Viola com uma amiga. Esta seria a última turnê do Paulinho em São Paulo.
Como os espectadores mesmo disseram no show, ele é o príncipe do samba.
Adoro a música "Sinal fechado".
Esta canção retrata os desencontros da vida contempôranea, das cidades movimentadas, dos sinais fechados sempre presentes que nos forçam a observar as pessoas por dentro dos carros, da vida urbana, da necessidade de se buscar um lugar no futuro...
De certa forma esta música composta na década de 60 se torna mais atual do que nunca nos dias de hoje, onde a vida cotidiana nos obriga a estar longe das pessoas e a não vivermos as belezas humanas dos sentimentos.
Ao meu lado estava uma grande companhia que até então, eu só a conhecia de longe, ou usando a metáfora da música, por dentro do carro.
De fato que apesar disto, eu já sentia o esplendor da sua pessoa, mas ontem foi o dia que eu a conheci de verdade.
Sou o tipo de pessoa que vivo a serviço do coração, confesso que sou mais emoção do que razão, e refletindo sobre a frase de Leonardo Da Vinci, esta era uma pessoa que mesmo não estando perto, estava do lado de dentro de mim.
A vida é mesmo um mistério...Cheio de surpresas.
No meu último dia de aula do curso do ensino médio no Colégio Módulo, meu grande professor Nelson leu o discurso do Ex-Presidente da Coca-Cola, na qual, dedicou a todos nós como forma de carinho, onde eu nunca mais o esqueci. Levo todos os dias comigo, e assim, vou bucando a felicidade.

"Imagine a vida como um jogo, no qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar... Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito.

O trabalho é a única bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas.
Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio na vida".
Como?
Não diminua seu próprio valor comparando-se com outras pessoas.
Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.
Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante.
Só você tem condições de escolher o que é melhor para si próprio.
Dê valor e respeite as coisas mais queridas de seu coração.
Apegue-se a ela como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.
Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro.
Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de suas vidas.
Não desista enquanto ainda é capaz de um esforço a mais.
Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.
Não tema admitir que não é perfeito.
Não tema enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.
Não exclua o amor de sua vida dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas. Corra atrás de seu amor, ainda dá tempo!
Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai.
Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega fácilmente.

sábado, 10 de outubro de 2009

Pássaros não vivem em gaiolas

"Tudo que é realmente grande e inspirador é criado pelo indivíduo que pode trabalhar em liberdade."
Albert Einstein




Ontem foi um dia muito feliz para mim. Reuni-me com meus amigos onde três deles tinham uma grande notícia para nos dar. Pediram demissão nos seus empregos e empreenderam uma franquia de telefonia móvel no Shopping de Mogi. Tornaram-se empreendedores.
A cada descrição desta atitude somada com as oportunidades da vida que veio a oferecer-los, eu vibrava e sentia a emoção conjunta. Sei o que é esse momento de euforia. Ele não é pela propriedade privada, mas sim, pela liberdade.
Senti este sentimento quando no ínicio deste ano, tomei esta atitude também. Abdiquei de uma carreira profissinal coorporativa em Multinacional para empreender idéias, soluções e poder voar nas alturas.

Fiquei emocionado com este momento porque me veio os anos de Faculdade que cursamos juntos. Desde esta época pregávamos o empreendedorismo e hoje cada um está realizando o seu sonho.

Não é fácil, é uma atitude difícil. Quando decidi seguir este caminho, fui críticado e não recebi  apoio nenhum da minha família. Meu Pai sonhava em me ver um Diretor de Empresa Multinacional e achava que cursei Universidade para isso, para ele, alcançar este cargo seria responder a sociedade meu talento. Minha mãe também não me apoiou e os dois até o dia da saída do CNPJ me desanimaram para isso.
Mas faz parte, muitos pais transferem o sonho pessoal que não alcançaram na sua carreira para os filhos e acham que os filhos tornando-o real, aliviam a culpa de não ter conseguido.

Mas não guardo nenhum rancor com isso, eu sei compreendê-los.

Em 7 meses de empresa obtivemos grande êxito e para 2010 temos mais duas empresas em projeto para empreender.

Mas do que isso, eu sou livre. O mundo coorporativo não me pertencia e seguindo a metáfora do meu amigo Luciano Pires, eu me sentia um Pássaro na Gaiola.

O Maurílio é livre, gosta de voar nas alturas pelo céu. Sou movido a inspiração, a desafios e a mudanças !

Este texto, que um dia o Luciano leu e o assisti na sua palestra mudou a minha vida. Foram as palavras que eu precisava ouvir para sair da gaiola, para pintar e bordar no mundo e também foram as palavras que confirmaram o que eu acreditava e me diziam que eu era louco !

Bom se isso é ser louco, então eu sou um louco, Obrigado !! hahahahah

ODE AOS LOUCOS

“Também chamados de desajustados, rebeldes e criadores de caso.

Aqueles que vêem coisas de uma forma diferente, que não gostam de muitas regras e que não respeitam o status quo.
Você pode elogiá-los, discordar ou duvidar deles, endeusá-los ou difamá-los.
A única coisa que não pode fazer é ignorá-los, pois eles provocam mudanças.
Eles inventam. Imaginam. Resolvem. Exploram. Criam e inspiram.
Eles obrigam a raça humana a evoluir.
Talvez eles tenham que ser loucos.
De outra forma, como alguém poderia enxergar uma obra de arte em uma tela vazia? Ou sentar em silêncio e imaginar uma música que nunca foi escrita? Ou olhar a lua e imaginar uma estação espacial?
Alguns podem vê-los como loucos, nós os chamamos de empreendedores.
Pois as pessoas que são loucas o suficiente para pensar que podem mudar o mundo, são justamente as que  o fazem."

Autor Desconhecido

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Segundas Intenções

"As diferenças entre as lembranças falsas e as verdadeiras são as mesmas das jóias: as falsas sempre aparentam ser as mais reais, as mais brilhantes"
Salvador Dali


Estive hoje participando de uma reunião de jovens cujo intúito era aproximar as representações acadêmicas dos universitários entre associações, sindicatos e federações da atividade industrial.
Tenho por característica a observação e o silêncio por alguns minutos a entender todo o contexto social que me permite estar.
Ao mesmo tempo que eu me alegrava em ver iniciativas da minha juventude onde eu julgo que está a mercê de um pensamento construtivo, participativo e ideológico do nosso país e de vida comparado a juventude do século passado, eu me espantava com as segundas intenções perdidas no jogo.
O que era para ser ideológico foi palco de segundas intenções disfarçadas pela figura do gestor amigo e eficaz.
Não que eu acho que seja errado este tipo de postura, mas o que me espanta é ver que a frase de Platão "Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política; simplesmente serão governados por aqueles que gostam", em suma, traduz que aqueles que gostam de política são os homens e mulheres da elite.

Não existe nenhum mal nisto, mas o que aguça o meu juízo é a falta de participação organizada das classes menos desfavorecidas nas políticas públicas, sociais e privadas.
Ali estavão reunidos universitários com 80% de um quórum de uma única instituição de ensino e outros 20% dividos em mais ou menos quatro instituições de ensino.
Mas não porque as demais se negaram a participar, mas porque o círculo social não os permite a serem inseridos em suas associações e cooperativismo.

Infelizmente o Brasil ainda é um país hierarquizado, burocrático e caracterizado pelo "Homem Cordial" de acordo com o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, pai de Chico Buarque.

A nossa elite brasileira é mediocre e burra. Sempre estiveram a frente de iniciativas e só retrocederam o Brasil.

Caetano Veloso em 2005 criou uma polêmica ao dizer, "Gente vamos parar de achar que tudo é a USP. O Brasil sempre esteve nas mãos de esquerdas e direitas produzidas pelos intelectuais da USP e o Brasil nunca mudou."

Na verdade o que Caetano Veloso quis dizer é que o Brasileiro nicha determinados estereótipos e acredita que isso define a capacidade de uma pessoa e para com as melhores decisões na sociedade.

Tudo depende de você e não de qualquer instituição.

Enquanto o povo não se organizar de forma sustentada, com projetos, voz ativa e for defender seus interesses serão ainda governados pelas elites medíocres e burras, na qual, vem comandando-nos e enganando-nos desde nossa colonização.



sábado, 3 de outubro de 2009

Olímpiadas Rio 2016 é do Brasil




Acordei ontem às 06h00 AM com o coração parecendo uma caixa de bateria de escola de samba. Em algumas horas seria anunciado a Cidade Sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Eu tinha plena convicção que o Brasil iria e precisava ganhar como cidade sede. Este evento não representa perda, pelo contrário, representa ganhos.
Serão investidos bilhões em infra-estrutura, transporte, turismo, segurança e educação com dinheiro público e privado. Isto representa geração de milhares de empregos, valorização das empresas na BOVESPA, obrigação do Estado de realizar as benfeitorias, exposição do Brasil em todos os continentes tendo a oportunidade de mostrar a verdadeira econômia brasileira e não apenas o carnaval.
Sei que muitos brasileiros torciam contra o Brasil como forma de protesto aos nossos políticos ou por achar que existem ainda muitas deficiências sociais no país para se resolver do que um simples investimento no esporte.
Mas estas pessoas dizem isto por desconhecer os benefícios que uma Olímpiada e Copa do Mundo podem trazer a todos nós brasileiros, e fazendo isso, estariam punindo-se a si próprios e não aos políticos.
A exemplo da Cidade de Barcelona (Espanha) sede das olímpiadas em 1992 onde a cidade com os investimentos pode se reerguer e torna-se uma cidade modelo e econômicamente desenvolvida.

Chegou a nossa hora Brasil.
Anunciada a vitória do Rio de Janeiro e vendo a euforia da Delegação Brasileira a comemorar, meu corpo se arrepiava e meu rosto marejava com eles.
Foi perfeito a apresentação dos nossos representantes. Discursaram em diversos idiomas simbolizando o Brasil como o País de todos, O Presidente do Banco Central assegurando e estabilidade da nossa econômia e projetada em 2016 como a 5ª Maior do Ranking, o Rei Pelé com sua majestade e nosso Presidente Luis Inácio Lula da Silva que falou com o coração e paixão que todos nós brasileiros possuímos.
Não tenho dúvidas que somos o melhor povo do mundo. Alegre, criativo, inteligente e apaixonante.

Por fim, vendo nosso Presidente Lula marejando em meio ao público com a nossa vitória, o mundo não teve dúvidas que fizeram a coisa certa. Concederam a um país que estava com vontade de realizar, que precisava mostrar a América do Sul ao Mundo, que precisava dizer ao mundo que o Brasil é GRANDE !

O papel social que o nosso presidente Lula vem fazendo no cenário internacional com o Brasil está sendo de uma grandeza e importância singular. Ele está conseguindo mudar a cara do nosso Brasil !

Agora vamos trabalhar. Em 2010 é ano de eleições federais e estaduais e precisamos eleger representantes que continuem e mudem nosso país para melhor !!!

EU AMO O BRASIL !!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Eterna Elis ...

Passei a noite ouvindo e relaxando na voz de Elis Regina.
Elis Regina de Carvalho Costa nasceu em Porto Alegre no dia 17 de março de 1945. Admirada por quase todos os músicos da MPB como a voz feminina mais bonita do Brasil, foi apelidada carinhosamente por Vinícius de Moraes de Pimentinha.
Lançou alguns dos principais compositores como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira, Fátima Guedes e Nara Leão.
Elis foi a primeira musicista a inscrever sua voz na Ordem dos Músicos do Brasil.
Envolveu-se com tudo de forma radical - música, política e vida.
Acho interessante que sua voz e sentimento comovem em qualquer estilo musical: bossa, rock e caipira.

A interpretação da Música "Como nossos Pais" de Belchior é fascinante. É uma mensagem viva em todos os dias e lembrada em todos os momentos da Juventude.

"...Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo que fizemos

Ainda somos os mesmos e vivemos
Como nossos pais
Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não se enganam, não
Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém..."

Outra canção que trás uma reflexão aos anos de chumbo e nos trás a memória, a manisfetação pela liberdade do ser humano "O bêbado e A equilibrista" dos compositores João Bosco e Aldir Blanc.

"...Azar, a esperança equilibrista
Sabe que o show de todo o artista
Tem que continuar..."

Eu poderia passar horas falando de Elis, mas prefiro deixar sua voz falando por aqui.