"Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: O que fiz hoje pelos outros?"
Martin Luther King
Faz tempo que não escrevo. Tem me faltado tempo e estou sendo consumido pelo cansaço físico e mental do dia a dia.
Por estes dias tenho andado muito em lugares diferentes, nobres, conhecido pessoas diferentes e situações diversas.
Hoje voltando para a casa comecei a relembrar quando eu subia as favelas e frequentava as periferias de São Paulo para entender o comportamento destes consumidores marginalizados.
Mas o que me chamava mais a atenção era em comparar os dois mundos. E para falar do retrato da realidade negra, irei me apoiar na música "O Homem na Estrada" dos Racionais Mc´s.
"...Me diga quem é feliz e não se desespera vendo seu filho nascendo no berço da miséria´. Um lugar que só tinha como atração um Bar, e um candomblé pra ser tomar a benção..."
Qual a perspectiva que um jovem ou uma criança vai ter nascida na miséria ? Cercada por ladrões, prostitutas e traficantes ? Frequentando escolas públicas de baixo nível ? Alimentação pobre ?
Este Jovem já começa desigual para com os outros...
O Bar é a única atração da Comunidade. A bebida é para aliviar o sofrimento, a desilusão, o choro e o desespero. Não é para diversão, porre, prazer ou talvez para contar histórias engraçadas ao outros da insanidade que ela trouxe.
"...Até o IBGE passou aqui e nunca mais voltou" ... Porque ninguém se importa com a vida dos outros.
" Molecada sem futuro, eu já consigo ver, só vão na escola pra comer. Apenas nada mais, como é que vão aprender sem incentivo de alguém, sem orgulho e sem respeito, sem saúde e sem paz.."
Todo mundo fala...Tem que estudar ? Danthi Alighieri, Colégio São Luiz, Santa Cruz x Escola Pública de Helíópolis...Culpa de quem ?
"...A clientela tem grana e compra bem, tudo em casa, costa quente de sócio.A playboyzada muito louca até os ossos!.."
Até quando o pobre vai morrer e ser preso para ostentar as diversões dos ricos nas drogas e bebidas ? Para eles rirem de prazer ? Fazerem atos "engraçados" para rirem ? Risos em trocas de desgraças ...?
" Se eles me pegam, meu filho fica sem ninguém, e o que eles querem: mais um "pretinho" na febem.
Sim, ganhar dinheiro ficar rico enfim, a gente sonha a vida inteira e só acorda no fim, minha verdade
foi outra, não dá mais tempo pra nada... bang! bang! bang!..."
Preto, pobre e nordestino é rotulado como criminoso e vagabundo. É mais fácil matar do que dialogar..Sonhar pra quê, já se tem uma sentença na sociedade. A verdade é outra !
É trágico assistir ao caos social que vivemos. Desigualdade.
MAS QUE CULPA EU TENHO ? TENHO CULPA DE TER NASCIDO NESTA VIDA BOA ? TEM QUE SE ESFORÇAR E LUTAR PARA VENCER NA VIDA...
Se fosse isso, o mundo seria outro, mas ele não tem Justiça Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário