Pesquisa

terça-feira, 4 de maio de 2010

O Avesso ...

"Quando digo o que sou, de alguma forma eu o faço para também dizer o que não sou. O ‘não ser está no avesso do ser’, assim como o tecido só é tecido porque há um avesso que o nega, não sendo outro, mas complementando-o. O que não sou também é uma forma de ser. Eu sou eu e meus avessos."
Pe. Fábio de Melo


Nós seres humanos vivemos sempre nos avessos. O avesso é uma contradição de idéias, interesses e sentimentos.
Mas a contradição nasce porque ela é um fruto natural. Para afirmamos algo precisamos negar o outro lado. Muitas vezes a negação é uma contradição que no fundo nós queríamos e desejamos. Mas a negamos pelo extinto natural.
Veja o exemplo da frase acima. O tecido tem a parte externa e um avesso interno, mas precisam andar juntas.
Certa vez na quinta série meu Profº Carlos Verdasca de Português/Literatura fez uma observação interessante. Os homens quando mais novos e jovens precisam se afirmar como machos. Adoram brincar de lutar. A luta provoca um contato próximo e agarramentos.
Mas no fundo não é a macheza que os levam a querer lutar. Na verdade eles querem mesmo é se abraçarem. Doar carinho. AVESSO!

A Cantora Ana Carolina usa muito avesso na letra das suas músicas.

'E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais . . .'

'Toda vez que eu procuro uma saída, acabo entrando na sua vida...'

Temos esta capacidade de transformar o que vemos e queremos e quando contradizemos, olhamos para trás e vemos que como estava era que estava bom.
O avesso precisa existir, ele é a válvula da locomoção da reflexão e construção do aprimoramento. A contradição de idéias, gera debates, crítica, conteúdo e tira-se da zona da mesmice.

Geralmente casais se apaixonam por causa do avesso.
A paixão segundo o filósofo Renato Janine nada mais é que uma projeção daquilo que você queria ser, deseja e que não tem coragem de ser ou obter e enxerga no outro. Aí estes fatores culminam para te encantar.
Paixão no Latim significa sofrer ou suportar uma situação difícil. A paixão na tradução é um sentimento destrutivo pois, ela causa dependência, medo, abdicação dos seus prazeres pessoais e aplicação de uma fantasia existente apenas nos contos.
Por isso que a paixão causa dor.
Diferente da paixão o Amor é o sentimento racional e verdadeiro.
Por exemplo, já viu aquelas perguntas:
- Aí Fulano por que você está com o ciclano até hoje ?
- Ah ! Porque tenho muita paciência !!

Veja, o amor foi capaz de produzir paciência, serenidade, motivo que faz o casal estar juntos até hoje.
Engana-se a pessoa que espera da paixão sair fruto de um amor de cinema. Não percebem que a paixão iludirá tanto a ponto de fazerem sofrer, gastar dinheiro com telefone e etc...A paixão é perigosa. Se o outro não corresponder aquela idealização depositada nele, frustará a outra pessoa.
A paixão segundo os estudiosos tem duração de no máximo 2 anos. Já o amor é infinito.
A paixão é o avesso do Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário