Pesquisa

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Arrepio ...

"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."
Mário Quintana


Sentimento visto de uma forma genérica é toda forma biológica de sentir sensações e emoções que vivenciamos. O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções.
Os sentimentos humanos possuem uma variabilidade grande conforme Abraham Maslow estudou.
Mas a que eu queria falar aqui é o sentimento chamado "arrepio".
Sabe quando você está tomado na emoção e te sobe aquele arrepio que chega até a dar um choque na face ? Pois é, acho esta sensação o ápice da troca da beleza interior entre os homens.
O arrepio na explicação fisiológica ocorre quando a temperatura interna do corpo diminui, em resposta o corpo se arrepia para tentar voltar a temperatura.
O sentimento do arrepio geralmente vem de cima pra baixo como uma onda do mar nos acertando.
Este sentimento puro que nos permite arrepiar nasce do ouvir. O ouvir causa uma admiração resplandecente capaz de nos provocar um bem estar de felicidade muito grande e um fato marcante por toda uma vida.
Geralmente quando você admira o feitio de outra pessoa e ela te faz sentir sensações, é porque com certeza esta pessoa faz ou fez aquilo movido de alguma força.
Sociólogos foram estudar o sentimeento que faz mover determinados povos e obtiveram as seguintes conclusões:
* O que move o Americano é o Dinheiro;
* O que move o Europeu é o Poder e Domínio;
* O que move o Japonês é a Honra;
* O que move o Brasileiro é a Paixão;

Brasileiro só faz bem feito, com garra, coragem, determinação e criatividade quando está apaixonado por aquilo que faz. Vide exemplo no esporte.
Eu estava assistindo alguns shows pelo Youtube e descobri um Artista que me fez arrepiar e derramar lágrimas.
Ele me fez ficar emocionado, com vontade de voar, gritar, abraçar ....
Seu nome é Rick Valley.
Ele canta com o coração na voz e o sentimento no olhar e no corpo.
É uma das vozes e interpretação mais bela das últimas décadas...
É visto e sentido que ele canta apaixonado por isto que ele gosta e sabe fazer.

No filme Coração Valente, Willian Wallace (Mel Gibson) profere um discurso que me arrepia da cabeça aos pés.
Este discurso me dá coragem, força, agiganta meus extintos e enobrece meu ser.

"- Filhos da Escócia, eu sou William Wallace! "O William Wallace é muito mais alto!" Pois é, e se ele estivesse aqui matava os ingleses com bolas de fogo saídas dos seus olhos e raíos de luz saídos do rabo. Eu sou o William Wallace! E eu vejo um enorme batalhão de Escoceses, aqui, para lutar contra o tirano. Vieram com homens livres e homens livres vocês são. O que fazem vocês sem liberdade? Vão lutar? "Lutar? Contra aquilo? Não, vamos fugir, e vamos viver!" Ok, lutem e talvez morram, fujam e vivam, pelo menos um pouco. E quando estiverem a morrer nas vossas camas, daqui a muitos anos, pensaram em voltar atrás, desse dia até este, por uma oportunidade, só uma oportunidade, de voltar aqui e dizerem ao nosso inimigo, que ele pode-nos tirar a vida, mas que nunca nos tirará a nossa LIBERDADE! "

Outra situação que me fez arrepiar também foi a Palestra Renda Mínima Cidadã do Senador Eduardo Suplicy. A maneira como ele se coloca na disposição de criar uma conjuntura de leis e projetos que nos dê liberdade e justiça social arrepia de cima em baixo.
Brota esperança e perseverança.
Enfim, quem dera se no mundo existissem um todo em maioria capaz de nos fazer arrepiar no sentido do sentimento do bem e admiração.


Vou deixar agora você leitor se arrepiar com Rick Valley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário