a hora de parar. Então eles subornam com seu
dinheiro e suas armas."
Bob Marley
Há exatamente 3 anos atrás na inauguração do Diretório Acadêmico Darcy Ribeiro da FEI da qual, fui fundador e presidente, proferi a leitura do texto "O Analfabeto Político" de Bertolt Brecht que dizia:
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio que dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Houve impacto ali na primeira hora, mas depois poucos absorveram o texto como fonte de reflexão para a participação.
Isto é reflexo de uma desesperança coletiva e fruto de uma alienação mútua. Depois de 1990 perdemos a capacidade de nos indignarmos com os acontecimentos. Perdemos o senso crítico e a qualidade cultural. Aprendemos a nos contentar com o que nos são imposto.
Esta semana ocorreu a maior fragância de retrocesso político e democrático. O Dep. Federal Ciro Gomes (PSB) foi impedido pelo seu partido de concorrer as eleições presidenciais 2010 pelo fato do partido querer apoiar a candidata do Governo Dilma Rousseff (PT).
Este ato mesquinho e anti-ideológico significou a polarização partidária, onde querem minimizar as opções aos cidadãos de candidatos, propondo a concentração de apenas dois partidos rivais PSDB e PT.
Veja bem, isso é terrível para a Nação. Querem fazer um jogo de concentração de poder e sem o povo perceber propõem uma "Ditadura" democrática.
Agora te pergunto, o que os jovens acham sobre isso ? O que pensam e o que farão sobre isso ?
Pois é meu amigo, nos contentamos com o mal que nos fazem. Assistimos abestamente como algo qualquer.
Dia 28.04 será o julgamento da Lei que decidirá se dará a Anistia os Torturadores na época da Ditadura Militar.
A OAB através do site http://www.ajd.org.br/anistia_port.php (Manifesto contra a Anistia aos Torturadores) está colhendo assinaturas para que o STJ não os anistie e os faça pagar perante a Lei a selvageria e desumanização que fizeram com aqueles que foram presos e perseguidos pelo governo.
Agora te pergunto, o que os jovens acham sobre isso ? O que pensam e o que farão sobre isso ?
Me magoa muito viver isto. Sinto-me as vezes impotente, fraco e cansado por querer que as pessoas mudem de vida. Participar ativamente da vida pública significa querer que todos sem excessão de classe social, cor e nacionalidade vivam melhor e tenham esperança.
Mas somos todos egoístas e mesquinhos por querem que todos ganhem também. Como somos individualistas e só pensamos em nós mesmos.
Assim como Fábio Konder Comparato quando me sinto fraco e impotente penso em Jesus. Não o Jesus de Belém mas o de Nazareth. E penso nas suas palavras: "Buscai a verdade, somente a verdade e ela vos libertará."
Nenhum comentário:
Postar um comentário