Pesquisa

sábado, 19 de setembro de 2009

Saudade

"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar."

Rubem Alves

Peguei-me hoje a meditar sobre a saudade. Estou sentindo bastante saudade de uma pessoa que está distante de mim. Logo creio que saudade é sentida pela distância, perda e pelo amor.
É bom sentir saudades ! Mas a saudade se não for "matada" vira memória, mas mesmo assim, na memória ela passa ser eterna guardada pelas boas lembranças.
Uma vez assistindo a um filme que não me lembro mais o nome, escutei uma frase que nunca mais me esqueci. "Em toda imperfeição sempre há uma beleza".

Esta frase foi dita pela atriz que interpretava uma jovem americana rica e drogada que se apaixonou por um negro, pobre, direito e dedicado a entrar em uma Universidade.
Nas idas e vindas da história, o jovem negro decide abandonar o sonho da Universidade para ficar com ela. No final da história, ele ajuda a garota a sair das drogas, entra na Universidade e todos terminam bem.
Moral da história, não é porque a pessoa está errando em um ponto ou errou que mais nada nela tem valor. Este jovem negro foi capaz de enxergar a beleza real desta moça e fazer com que juntos pudessem viver uma outra história.
Mas o final desta história só terminou feliz porque a saudade e a razão foram capazes de mudar a trajetória. Depois de ter se afastado da garota por um tempo, a saudade fez ele olhar para o seu coração e esquecer o que os outros acharam ou pensaram e foi viver de verdade sua vida.

Há várias formas de sentir saudade.

Saudade pela amada, saudade por um ente falecido, saudade do lugar onde morou, saudade dos amigos, saudade dos momentos felizes que se passaram, saudades da infância enfim, quanta saudade.
Achei este texto "Saudade" de Pablo Neruda na internet:
Saudade
Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já...

Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais...
Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam...

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: aquela que nunca amou.
E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e não viver.
O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Pablo Neruda
Por isso que amo os Poetas, a poesia nada mais é que a vida vista de verdade, sem dogmas.
Saudade é amor.
Gostaria que essa pessoa lesse este texto. E ao ler, saiba que estou sentindo muita saudade !

2 comentários:

  1. Olá, estava procuranod algo sobre saudade e achei o teu post. Gostei tanto que coloquei o texto e a foto no meu blog, claro que dando todos os créditos para o teu link.
    Espero que tua saudade já tenha te dado uma trégua!

    Ciao ciao

    ResponderExcluir
  2. Parabéns

    Amei teu blog....

    ahhhh SAUDADE....saudade q dói, q machuca, saudade da perda a pior saudade...saudade q nos faz deixar cair lagrimas mesmo sem perceber....saudade ....como dói a dor da saudade...

    Bj

    Marcinha Cristinna

    ResponderExcluir